05/11/2011

Benefícios do cacau


Depois de tempo sem escrever, uma deliciosa notícia...
Quando se fala em chocolate as pessoas logo pensam ser um vilão na perda de peso e até mesmo um contribuinte no surgimento da acne.  Porém, se consumido adequadamente, o chocolate é um grande aliado da saúde.
Os efeitos benéficos do cacau são atribuídos aos polifenóis, catequinas e antocianidinas. Esses compostos apresentam função antioxidante e podem também reduzir as concentrações de triacilgliceróis e a agregação plaquetária, sendo importantes na prevenção da aterosclerose.
Há estudos que mostram efeitos positivos dos flavonóides do cacau na redução da pressão arterial através da inibição da enzima angiotensina II, além da diminuição na peroxidação lipídica e melhora da função endotelial.
Este estudo de 2010 mostrou a eficácia dos polifenóis do cacau na melhora do perfil lipídico em pacientes com diabetes através do aumento do HDL - colesterol e diminuição da relação colesterol total/HDL, um dos índices aterogênicos.  
Outra curiosidade do cacau é a presença de aminas biogênicas que auxiliam na modulação do humor em pacientes estressados e também a redução da excreção de cortisol em indivíduos ansiosos.  
É importante lembrar que se não for consumir o cacau em pó, que seja o chocolate com 70% ou mais de cacau. A grande maioria dos estudos é feita com chocolate amargo. Já o chocolate branco... esse sim não apresenta benefícios à saúde. E lembre-se sempre que o alimento pode ser nosso aliado em várias situações, mas para isso é preciso bom senso e orientação.
Como já falei do abacate antes, nada melhor que juntá-lo ao cacau e à banana. Coloco aqui uma deliciosa sobremesa ou opção de lanche da tarde.  

Gelado de abacate, banana e cacau

Ingredientes:
- 1 abacate grande

- 4 bananas prata

- 2 colheres de sopa de cacau em pó sem açúcar

 
Modo de preparo:
Lavar as bananas e congelá-las com casca, embrulhadas em papel manteiga, por 4 horas ou mais.
Retirar a casca e cortar em pedaços as bananas congeladas.
Bater no liquidificador com o cacau e o abacate.


Consumir imediatamente ou congelar.


Rendimento: 4 porções
As fotos foram tiradas do celular e por isso não estão tão boas.
Abraços. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário