25/08/2011

Dicas para não cair na monotonia

Com a grande oferta de produtos industrializados disponíveis no mercado, a maioria das pessoas opta por produtos prontos para serem consumidos no café-da-manhã ou nos lanches, como requeijão, cream cheese, manteiga e margarina. A falta de variedade nos faz cair na monotonia alimentar. Deixo aqui 4 opções saudáveis, nutritivas e saborosas para serem usadas em pães, tapioca ou torradas.

1. Patê de tofu: feito a partir da coagulação da soja, é uma forma de amenizar a difícil digestão das suas proteínas e dos fatores antinutricionais, reduzindo o risco de alergias alimentares.  A receita foi feita com tofu, azeitonas pretas, alcaparras, azeite de oliva extra-virgem e sal marinho.

2. Azeite de oliva extra-virgem: além de apresentar propriedades antioxidantes, antiinflamatórias e anti-aterogênica, atua na diminuição da hipertrigliceridemia e na inibição da oxidação da lipoproteína de baixa densidade (LDL - colesterol). O azeite de oliva é rico em ácido oléico (ômega-9) e compostos fenólicos antioxidantes, como o ácido caféico e a oleuropeína. A dica é colocar o azeite no congelador para ele ficar com a consistência mais firme, pronto para usar.  



3. Óleo de coco extra-virgem: de fácil digestão, auxilia na função intestinal e possui atividade imunológica e antiinflamatória. Apresenta ácido láurico em sua composição, que se transforma em monolaurina, um monoglicerídeo de ação antibacteriana, antifúngica, antiviral e antiprotozoária.

4. Homus: pasta feita de grão-de-bico e tahine (pasta de gergelim). A receita foi temperada com alho, limão, azeite de oliva extra-virgem, páprica e sal marinho. O gergelim, como toda semente, é fonte de fibras, além de ser fonte de ácidos graxos essenciais ômegas 3 e 6, lecitina, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, selênio, zinco, vitaminas do complexo B, e E  (excelente antioxidante)  


Se tiverem outras sugestões, por favor, comentem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário