11/07/2011

Adoçante não engorda?

Preparei uma seqüência de posts para falar sobre alguns mitos da alimentação. Alimentos bons, outros nem tanto. Situações boas, outras que poderiam melhorar.  


Mitos sobre alimentação 1

  Usar adoçante por achar que não engorda


Classificados como sintéticos (aspartame, sacarina, ciclamato, acessulfame-K e sucralose) e ainda como edulcorantes naturais (frutose, manitol, sorbitol, estévia e xilitol) possuem uma grande capacidade de reduzir a densidade energética de bebidas, chegando a zero caloria, o que é menos fácil de se alcançar com alimentos sólidos ou semi-sólidos. Os adoçantes se ligam aos receptores para o sabor doce na língua e provocam uma produção de dopamina (neurotransmissor cerebral que atua promovendo, entre outros efeitos, a sensação de prazer) que dura pouco mais de alguns segundos, enganando o organismo. Já a sacarose, por estimular a produção de insulina, pode levar a uma liberação mais duradoura e cumulativa de dopamina. Porém dietas ricas em sacarose podem levar à resistência a insulina e leptina no hipotálamo, bloqueando os sinais fisiológicos dos hormônios da saciedade. A frutose também é considerada uma toxina ambiental. Alguns pesquisadores evidenciaram que a ingestão de frutose foi considerada um fator de risco para doença renal.

Outra consideração a fazer é que os rótulos dos alimentos não informam corretamente ao consumidor a quantidade de adoçantes artificiais presentes nesses produtos, o que impossibilita saber se a ingestão diária dos edulcorantes estaria sendo excessiva ou não e se a saúde do consumidor estaria em risco.  Os adoçantes artificiais como o ciclamato e a sacarina possuem altas doses de sódio que, em excesso, podem causar retenção de líquidos e aumentar a pressão sanguínea.

Se a energia é removida da dieta substituindo o açúcar pelo adoçante, o organismo recorre a um sistema de compensação comendo mais em ocasiões seguintes. Desta maneira, estudos mostram que os adoçantes podem contribuir ainda mais para o desenvolvimento da obesidade.

Gosto de ressaltar que produtos artificiais podem não contribuir para uma boa saúde. Atuam como xenobióticos e contribuem ainda mais para o ganho de peso sobrecarregando o sistema hepático de destoxificação, interferem na função da tireóide e no metabolismo energético, desregulam os mecanismos de fome-saciedade, são cancerígenos entre outros.

A solução seria reduzir a utilização de açúcares e adoçantes artificiais em bebidas, bem como a ingestão de bebidas industrializadas já adoçadas. Com isso, passamos a educar nosso paladar e a sentir o sabor do alimento antes de adicionar os edulcorantes.

Através de uma reeducação alimentar adequada pode-se reduzir o consumo de alimentos adoçados artificialmente, evitar possível ganho de peso e com isso, garantir uma melhora na qualidade de vida.

Curiosidade: Você sabia que a sucralose, adoçante derivado da cana-de-açúcar pode ser considerada bociogênica e também geradora de radicais livres?





SWITHERS, S.E.; DAVIDSON, T.L. A role for sweet taste: calorie predictive relations in energy regulation by rats. Behav Neurosci; 122(1):161-73, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário