26/07/2011

Manteiga faz mal, margarina faz bem?

Mitos sobre alimentação 5


Pelo fato de não conter colesterol, as pessoas preferem a margarina à manteiga. Porém, o fato de não conter colesterol não faz da margarina um produto mais saudável que a manteiga.

 A margarina é uma gordura de origem vegetal que precisa ser hidrogenada artificialmente para ficar sólida. E nesse processo há formação de ácido graxo trans, que é altamente prejudicial e tóxico, podendo inclusive aumentar o colesterol. O processo de hidrogenação confere mais firmeza ao produto, alterando a composição original do óleo vegetal. Ocorre alteração na consistência, aparência, volume, sabor e cheiro. O ranço, por exemplo, ocorre mais rapidamente nas gorduras insaturadas e a hidrogenação confere à margarina maior tempo de conservação. A margarina contém ainda elementos emulsificantes, como lecitina, mono e diglicerídeos; agentes conservadores, como o ácido benzóico e benzoatos; antioxidantes; corantes vegetais; aromatizantes. O teor de ácido graxo da margarina é diferente do da manteiga. Do ponto de vista nutricional, é altamente indesejável!!!  

A manteiga, ao contrário da margarina, é pobre em ácido graxo trans, porém contém ácidos graxos saturados. Apesar disso, a manteiga possui ácido butírico, substância que ajuda na prevenção do câncer intestinal e não contém gordura trans, presente nas frituras comercializadas, produtos de panificação, lanches salgados. A manteiga é diferente dos outros derivados do leite. Contém entre 81 a 84% da gordura do leite, uma pequena quantidade de sais minerais e menos de 1% de proteínas. Por isso, quando se restringe o leite de derivados de pacientes que não toleram a proteína do leite (e não a lactose!!) a manteiga é liberada.

É possível que haja associação entre o consumo de gordura trans, dislipidemias, diabetes tipo 2 e maior risco de doenças cardíacas. Além disso, a gordura trans está envolvida nos problemas intestinais, hormonais, diminuição da imunidade, ação pró-inflamatória e, com isso, o surgimento de cólicas menstruais, dores nas juntas, nas costas, dor de cabeça, enxaquecas entre outros.

Os níveis elevados de gorduras saturadas e trans na alimentação atual aumentam a necessidade de gorduras essenciais (ômega-3, ômega-6), podendo explicar o aumento de doenças associadas à deficiência desses ácidos graxos.  A gordura trans ocupa o mesmo espaço das gorduras essenciais, mas não exercem a mesma função, danificando as membranas celulares.  

Gordura trans está presente não só na margarina, mas também em hambúrgueres, batatas fritas, salgadinhos, molhos prontos, sorvetes, recheios de bolos, caldo de carne, tortas, produtos industrializados como pizzas, lasanhas e etc.

Uma alternativa para a substituição da margarina poderia ser a pasta de tofu feita com ervas (ou azeitonas, tomate seco, manjericão); o azeite de oliva extra-virgem e o óleo de côco extra-virgem. É importante ter em mente que cada caso é um caso. Se a pessoa não tem problema de dislipidemia, pode até utilizar a manteiga, sem exagero. Ou se não é alérgica a soja, pode consumir o tofu temperado.  

Dica: Que tal aprender a ler rótulo dos alimentos? O que acontece muitas vezes com os rótulos dos alimentos é que a informação nutricional é dada por porção, que geralmente é pequena (por exemplo: 1 colher de sopa ou 10g de algum produto) e a quantidade de gordura trans acaba não aparecendo no rótulo. Os alimentos que não atingem o valor mínimo estabelecido - 0, 2 grama por 100 gramas - são considerados livres pela lei de rotulagem. Mas se você ler atentamente encontrará nos ingredientes a gordura hidrogenada ou parcialmente hidrogenada.

Coloco abaixo o rótulo de uma Sopa sabor Ervilha com Bacon (industrializada) e os ingredientes.


Ingredientes no rótulo: mistura de macarrão, farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, amido, sal, gordura vegetal hidrogenada, frango, vegetais desidratados, proteína hidrolisada de soja, especiarias, realçador glutamato monossódico e inosinato dissodico. Contém glúten.

O excesso de colesterol, gordura saturada e gorduras trans são três coisas diferentes - e delas, a trans é a pior em termos de risco para a saúde.

2 comentários:

  1. Passei a ler todos os rótulos, a tentar entender e ultimamente venho encontrando "Gordura Vegetal" nos ingredientes, mas sem a palavra hidrogenada, é ou não é trans? Eles podem colocar desta maneira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Addara,
      É gordura trans sim.
      O termo “gordura vegetal” na composição é uma tapeação para gordura vegetal hidrogenada, fonte de gordura trans.
      É importante lembrar que a hidrogenação da gordura transforma as gorduras da forma cis para forma trans. Fique atento, principalmente com requeijão, margarina, etc, pois quanto mais duro, mais gordura hidrogenada.
      Abraço.

      Excluir