20/06/2011

Relação entre sono e obesidade

A diminuição do tempo de sono tem se tornado uma condição bastante freqüente na sociedade moderna. Dormimos menos e, trabalhamos e nos preocupamos mais.
Diversos estudos indicam que os indivíduos que dormem menos têm uma maior possibilidade de se tornarem obesos, e que a diminuição do sono aumenta a razão Grelina/Leptina, gerando o aumento do apetite e da fome. Isto pode estar associado à maior ingestão calórica e ao desencadeamento da obesidade. Desta forma, a privação do sono leva a uma diminuição das concentrações de leptina circulantes e um aumento nas concentrações de grelina.
A leptina é um hormônio anorexígeno produzido principalmente pelas células do tecido adiposo e está relacionada à saciedade. Ela age no cérebro inibindo o apetite e estimulando o gasto de energia. 
A grelina é um hormônio orexígeno produzido principalmente pelas células do estômago e duodeno. Ela está aumentada nos períodos de jejum, desencadeando a sensação de fome, ou seja, quando o estômago está vazio, a grelina age no cérebro aumentando a fome e está relacionada com a diminuição do gasto energético.
A privação de sono parece aumentar não somente o apetite, como também a preferência por alimentos mais calóricos como doces, biscoitos, salgados, lanches, ou seja, alimentos com baixa qualidade nutricional. E o excesso de carboidratos refinados se transforma em gordura para ser armazenada.
Se a pessoa passou muitas horas sem comer nada (hoje é comum pessoas ficarem o dia todo ocupadas em tarefas profissionais sem almoçar, por exemplo), no momento em que sentar para fazer uma refeição, a concentração de grelina estará tão alta que ela direcionará todo o conteúdo calórico ingerido para ser transformado em gordura. Muitas pessoas acham que, ao ficar sem se alimentar por muito tempo, irão emagrecer. 


Já que a privação do sono ativa vários mecanismos que induzem o ganho de peso levando a desajustes endócrinos, devemos prestar mais atenção ao sono e como nos alimentamos. Nada de passar o dia todo somente com cafezinho, pular o café da manhã, almoço ou jantar, ficar muito tempo em jejum.

Portanto:
- Faça refeições em horários estabelecidos;
- Pense no que está comendo;
- Coma de 3 em 3 horas;
- Faça o lanche da manhã: evitando desta forma, que a grelina tenha seu pico de liberação no fim do dia;  
- Coma devagar: fundamental para que os outros hormônios intestinais iniciem a mensagem de saciedade no cérebro;
- Mastigue bem os alimentos.

Isso tudo contribuirá para uma melhor digestão e absorção de nutrientes e, conseqüentemente, perda de peso. 
 Vale ressaltar que a maioria dos casos mais graves de obesidade é devido a mutações no receptor de leptina e não na leptina em si, por isso existe a chamada resistência à leptina.

Curiosidade: a grelina está aumentada por volta das 18-19h e estimula outro peptídeo (Neuropeptídeo Y - NPY) que apresenta seletividade por alimentos ricos em carboidratos. Além disso, a Serotonina (outro neurotransmissor) está diminuída no fim do dia. Por isso as pessoas sentem mais fome no fim da tarde. É importante fazer o lanche da manhã para que não haja tanta liberação de grelina no fim do dia.
Fontes:
Arq Bras Endocrinol Metab. 2007;51/7:1041-1049
Diabetes. 2001;50(8):1714-9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário