14/05/2011

Intestino: Segundo cérebro!

O intestino humano mede 7 metros e se fosse possível estendê-lo completamente, sua área seria o suficiente para cobrir uma quadra de tênis. Isso se explica às inúmeras dobras e microscópicas vilosidades que a mucosa intestinal possui para executar o processo de absorção. Não é a toa que nos maiores centros de pesquisa do mundo os cientistas estão envolvidos em estudos sobre substâncias que participam do eixo cérebro-intestinal. O sistema digestório possui um sistema nervoso autônomo denominado sistema nervoso entérico (chamado de segundo cérebro) e é o único órgão que contém um sistema nervoso capaz de medir reflexos na total ausência de informações do cérebro e da medula!
Muitos hormônios que antes acreditava-se serem secretados apenas no cérebro foram então identificados no intestino. Por isso ele já é considerado a maior glândula endócrina. Alguns hormônios relacionados com a fome, saciedade, compulsão alimentar, com a sensação de bem estar e felicidade e que são encontrados no intestino: gastrina, secretina, colecistoquinina, bombesina, grelina, neuropeptídio Y, galanina, hormônio de crescimento (GH) além de neurotransmissores como noradrenalina, acetilcolina, serotonina, melatonina, entre outros. No intestino também são encontrados NOS (óxido nitrito sintase), receptores de leptina e receptores de vitamina D (que aumenta a absorção do cálcio).
Além disso, o intestino responde por 80% do nosso potencial imune, por isso devemos ficar atentos, afinal a imunidade é um dos maiores alicerces da saúde!!
O número de neurônios no sistema entérico é de cerca de 100 milhões, quase o mesmo que em toda a medula espinhal!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário